© Instituto HandsFree de Tecnologias Assistivas

HOME SCHOOL

O direito à educação se expressa como direito à aprendizagem e à escolarização, traduzido, fundamental e prioritariamente, pelo acesso à escola de educação básica, considerada como ensino obrigatório, de acordo com a Constituição Federal Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O atendimento educacional domiciliar como uma modalidade de ensino vem garantir o direito de continuidade de estudo a todos aqueles que estão em estado de adoecimento e, por conta disso, não podem frequentar regularmente a escola. Como é o caso do estudante André Luiz, de 8 anos, aluno da rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

 

Lutando contra a leucemia, André encontra-se em estado de tetraplegia, sem a possibilidade de assistir as aulas presencialmente na sua escola. Sensibilizada com as dificuldades enfrentadas pelo jovem estudante, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes decidiu realizar um levantamento e identificou que outras crianças matriculadas na rede de ensino, assim como André, precisam do uso das Tecnologias Assistivas como ferramenta de acesso ao conhecimento e garantia da aprendizagem.

Em agosto de 2017, implantamos no município de Jaboatão dos Guararapes o projeto Home School, batizado pela prefeitura de Projeto Unir para Incluir. Nossa expectativa é atender cerca de 22 crianças e jovens em idade escolar, levando inclusão digital, autonomia e educação inclusiva.

Leve o Home School para sua cidade